quarta-feira, 4 de maio de 2016

Chá Literário 
Lendo nas Ruas 
Gênero Textual: POEMAS 

             Objetivo da noite é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância do trabalho com a poesia na escola, tendo em vista a formação do leitor crítico, atuante, construtor de múltiplos significados. No que se refere à formação integral do leitor, ressalta-se a necessidade do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula, enfatizando seus usos e funções sociais. Assim, a poesia é destacada pelas múltiplas possibilidades que oferece, por perpassar vários gêneros, por trabalhar a subjetividade. No entanto, faz-se necessário refletir sobre como a poesia tem sido abordada em sala de aula. 

          Para iniciarmos a noite, os repentistas farão a abertura do momento. 

          OS REPENTISTAS 



         O Chá Literário está na sua IV edição, com o tema LENDO NAS RUAS, que esse ano vem abrangendo os vários gêneros textuais, e essa noite o gênero será POEMAS.  

          Muitos professores trabalham com a poesia infantil por ela ser geralmente curta e de fácil aplicação em sala de aula e, por apresentar estruturas que brincam com o ritmo e a musicalidade, torna-se muito atrativa às crianças, sendo uma categoria textual capaz de despertar leitores de qualquer faixa etária. Embora todos esses motivos sejam relevantes, estes não constituem a principal razão que nos levou a destacar o poema como um gênero privilegiado da literatura a ser estimulado em sala de aula.        A poesia, antes de tudo, é a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de contemplação emocional. Ela desperta a sensibilidade e os valores estéticos. Aprimora as emoções e a sensibilidade, aguça sensações. Brinca com múltiplos significados, materializa o prazer, torna a criança receptiva às manifestações de beleza.  
         A poesia exige introspecção porque joga com múltiplos sentidos, realçando signos e significantes. O poema demanda de seu leitor um olhar mais atento, uma ativa mobilização do lado intelectual e afetivo, requerendo um entrelaçamento contínuo de emoções e desejos, juízos e considerações. Incompatível com a passividade, a poesia leva a criança a se perceber como sujeito construtor de significados, aquele que não se contenta com as versões recebidas, mas que questiona e transforma a realidade interior e exterior. Na criança, a poesia pode ser a centelha que deflagrará o encantamento, a inspiração, a fantástica capacidade de surpreender-se, de maravilhar-se. A poesia propõe a abertura para as diferenças. É um jogo com os sons, os ritmos, os conceitos, as experiências.  


           Na verdade, desde muito cedo, a criança já entra em contato com a linguagem poética, materializada através de diversas manifestações, como as cantigas de roda, acalantos, trava-línguas, parlendas, adivinhas, lenga-lenga etc. Muitas vezes, a criança já chega à escola com um riquíssimo repertório de linguagem poética. O uso que a escola fará desta bagagem que a criança traz consigo será determinante no processo de formação do leitor e de sua experiência com o texto poético.  

           Vinícius de Moraes, conhecido Poetinha, apelido dado por Tom Jobim, ficou famoso por seus sonetos e poemas. Notável conquistador, adepto de uma vida boêmia. Sua obra é vasta e estende-se a literatura, teatro, música e poesia. 

          RECITAL 


           O fato de escolher a poesia como gênero textual se deve a ocorrência nos livros didáticos e por constatar que os textos poéticos estão presentes nas primeiras relações da criança com a leitura no espaço escolar. No decorrer desta investigação, na observação atenta dos livros de língua portuguesa do ensino fundamental, as turmas dos 2ºs anos ficaram responsáveis no repasse das informações para o público presente, público esse composto de alunos, pais, toda comunidade e comunidade escolar  e convidados. 




        E ainda falando em Vinicius de Moraes  e suas produções literárias, destacamos o seu primeiro livro O caminho para a distância (1933), que surpreendeu os críticos apesar dos 19 anos de idade de Vinicius; o livro de prosa/poesia Para viver um grande amor (1962); e o Livro de sonetos (1967), reunião de sonetos escritos ao longo de 30 anos pelo poeta, ele também  preparou com o amigo Toquinho a peça A Arca de Noé, um espetáculo infantil, que aqui será apresentado em forma de um pequeno musical. 

           MUSICAL 




           Com regularidade aparecem nos livros didáticos poemas de José Paulo Paes, Elias José, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles por exemplo. Embora sejam nomes consagrados dentro da produção literária infanto-juvenil, cujas obras são de qualidade indiscutível, é bom chamar a atenção para o fato de que, sendo a escola um espaço privilegiado de formação de leitores, é imprescindível que ela ofereça diversidade de autores e textos.        Na maioria dos casos, é na escola que a criança tem seu primeiro encontro com a literatura infantil e infanto-juvenil.  

OS FANTOCHES 


E o que é um soneto!?  É um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. Todos eles têm dez sílabas poéticas, classificando-se como decassílabos. Os sonetos costumam ter uma estrutura semelhante. O texto começa com uma introdução, que apresenta o tema, seguida de um desenvolvimento das ideias e termina com uma conclusão, que aparece no último terceto. Essa é, em geral, a estrofe decodificadora de seu significado. 
E porque não ouvirmos um soneto agora!? Um dos sonetos mais conhecidos de Vinicius de Moraes, recitado pelas professoras Aldenôra Neris e Elaine Cristina.( Soneto de Fidelidade). 
 
"São demais os perigos desta vida Pra quem tem paixão principalmente Quando uma lua chega de repente E se deixa no céu, como esquecida E se ao luar que atua desvairado Vem se unir uma música qualquer Aí então é preciso ter cuidado  Porque deve andar perto uma mulher..." 



            A leitura é a experiência que proporciona as condições para a elevação e crescimento do indivíduo, desenvolvendo a reflexão, o questionar, contribuindo para a formação do espírito crítico e para a emancipação do sujeito. É fonte inesgotável de prazer, de conhecimento, emoções e experiências. Por todos estes motivos e tantos outros é que a poesia deve ser trabalhada em sala de aula, cabendo ao professor abrir os portais deste mundo tão encantador, deixando seus alunos sedentos e ávidos por novas leituras. Entusiasmados. Ansiosos. Fascinados. Deslumbrados.
Maravilhados. Apaixonados... O PROFESSOR TEM ESSE PODER. 
             

            Poemas de Vinicius que marcam e marcaram épocas, serão apresentados pelos alunos responsáveis ela noite de hoje, são eles: 

 A CASA  


 AS BORBOLETAS 




            Convido Vércia para dar continuidade  a programação da noite...







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