segunda-feira, 27 de agosto de 2018

AMOSTRA FOLCLÓRICA 

  Folclore é a conjunto de tradições e manifestações populares.
 A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).




Simboliza a cultura popular e apresenta grande importância de um povo, de uma nação.
Construído por Lendas,Mitos, Provérbios,Danças e Costumes que são passados de geração em geração.

Lendas



As Lendas Folclóricas representam o conjunto de estórias e contos narrados pelo povo que são transmitidas de geração em geração por meio da Oralidade.




     

      Provérbios 


Os Provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimento comuns sobre a vida.

Danças 

As Danças Folcloricas representam um conjunto de danças sociais,peculiares de cada estado do brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos.
As Danças Flocloricas possuem diversas função como a comemoração de datas religiosas,homenagens, agradecimento, saudações espirituais, etc.


 


Culinária do RN 


     Por ser um estado Líder na produção de camarão, o RN a maioria de seus pratos mais famosos tem o crustáceo como ingrediente principal,como o caso do bodó de camarão. Em relação os produtos da terra, a carne de sol, queijo de coalho os sequilhos são os mais presentes na gastronomia potiguar. Já no nosso município o prato principal é o Bode
  

 Mitos 
   São historias passados de um para outro através da tradição oral, e quase sempre estão ligados ao sinal da natureza , como um grande vento, um dia chuvoso e muitos outros.


Adivinhas 

São as famosas perguntas no formato O que é, o que é? Que passam de geração para geração por meio da cultura e sabedoria popular.




Parlendas

   São versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças.




Brinquedos 

Fazem sucesso com crianças o ano inteiro,muitos vezes não extraídos da própria natureza ou de fácil confecção.









A música afri-brasileira traz em sua letra um pouco da história e valorização do negro, para nós brasileiros é difícil negar que não temos em nosso sangue, em nossa cor ou em nossa história um pouco da África. Precisamos criar o hábito de elogiar nossos filhos. Edificar uma criança é como vestir-lhe uma armadura, tão forte que elemento nenhum da sociedade poderá feri-lo diante de suas certezas de que Negri é Lindo. Quantos de nós,  adultos negros, sentimos a dificuldade de aceitar e acreditar em um elogio sincero. Não conseguimos nos acostumar com o "você é lind@", "você é muito inteligente". Isso não nos foi repetido com o furor necessário para que ficasse claro que podemos ser sim, lindas e lindos!
A Escola Marta Bezerra vai mostrar uma dança com músicas que falam dos negros que fazem e que fizeram história no munfo, da sensualidade,  da força,  da raça,  da luta e do orgulho de ser negro













#QUEMFAZMARTAFAZADIFERENÇA

#SEMANADOFOLCLORE.



Rua Tabelião João Gomes