domingo, 8 de maio de 2016

PALHAÇO FACILITA 
ALEGRANDO O DIA DA CRIANÇADA
























 
CHÁ LITERÁRIO LENDO NAS RUAS
GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS


Sejam todos bem- vindos a nossa IV edição do Literário da escola Marta Bezerra de Medeiros.

Hoje é a noite de enceramento do nosso projeto, um projeto que contou com a participação de toda a comunidade escolar, tivemos cinco noites onde nossos alunos foram os protagonistas; tivemos 
Noite do teatro, Noite do Cordel, Noite do Conto, Noite dos Poemas e hoje teremos a Noite das Fábulas!!! Cada noite foi de responsabilidade dos professores e alunos de cada ano, cada professor pesquisou, trabalhou e preparou seu momento, sei que não fomos perfeitos em tudo, mas o que realizamos, nos propusemos a fazê-lo com todo carinho para vocês.

Nosso projeto “Lendo nas Ruas” abordou a diversidade dos gêneros textuais, durante todas as noites trouxemos para as ruas de Lajes atrações culturais; tivemos Teatro de rua, cordelistas, emboladores, cantadores de viola, contadores de histórias, Pagode Moleque, e hoje temos a presença de Jeová Dantas!

Incentivar a leitura é uma das atribuições da escola, e a nossa Escola Marta Bezerra com o IV CHÁ LITERÁRIO está contribuindo para uma mudança na perspectiva da leitura e produção textual, fugindo do tradicionalismo, contamos com o apoio dos pais que prestigiaram o evento e contribuíram para que este se realizasse. Ver os alunos sendo os protagonistas da noite, encenando, dançando, recitando... É saber que tudo valeu a pena.
Mas a noite só começou! E para a abertura convidamos as turmas dos primeiros anos das professoras Ivanilza, Ana Paula e Divanilda!!!

Sejam bem vindos ao mundo da fantasia, ao mundo das Fábulas!
As fábulas são pequenas história, cujos personagens são animais, esses animais apresentam características de humanos, nas fábulas os animais passam por determinadas situações e extraem delas uma lição de moral.
Por ser de tradição oral, A fábula surgiu na antiguidade, popularizou-se na Grécia antiga, onde o escritor Esopo é considerado o pai das Fábulas, além desse podemos citar outros também conhecidos como Fedro e La Fontaine.
No Brasil, podemos citar o escritor Monteiro Lobato que recontou em seus livros algumas fábulas dos escritores acima citados, bem como criou outras.
Os primeiros anos trazem hoje a Noite das Fábulas, na floresta encantada teremos muitos animaizinhos, muita história, muita dança!!!


1ª Fábula “A Formiga e a Cigarra” – Ivanilza
A vida não é feita só de verão, só de sombra e água fresca, devemos viver preparado para tudo, pois há tempo determinado para todas as coisas. Aquele que souber dividir com sabedoria seu tempo, viverá melhor.
Nós iremos assistir a Fábula da Cigarra e da Formiga da turma do 1° ano da professora Ivanilza, nessa história teremos uma cigarra que adora cantar e umas formiguinhas trabalhadeiras, que não tem preguiça, antes juntam seu mantimento para os dias frios e difíceis.
Quer um conselho?
“Vai ter com a formiga, oh preguiçoso!” 




2ª Fábula “ A tartaruga e a lebre” - Divanilda
Diz a Bíblia que” não é dos ligeiros o prêmio, nem dos fortes a vitória”, pensas tu em conquistar um objetivo? Esforça-te!
Não subestime a ninguém faça sempre sua parte, se aprimorando naquilo que você sabe fazer, confie a Deus os seus projetos e eles serão bem sucedidos.
A tartaruga e a Lebre é a nossa próxima apresentação, professora Divanilda e sua turminha prepararam uma história que nos deixa uma lição de moral:
“Devagar se vai ao longe” 

3ª Fábula “A raposa e o corvo” – Ana Paula
Agora é a vez da turminha da professora Ana Paula que traz a fábula da Raposa e o corvo.
A raposa na tradição chinesa é um ser enganador, na nossa fábula não será diferente, vamos assistir a história da raposa e o corvo, teremos também uma narradora que participa da história.
Quem gosta de ser elogiado aqui? Acho que todo mundo gosta né?!
Gostamos que elogiem nosso trabalho, que elogiem características de nossa personalidade, gostamos também de elogios sobre nossa aparência... Isso faz bem a nossa estima. Olha meu cabelo como tá bonito... kkkk
Um elogio sincero faz bem é reconhecer o que o outro tem de bom.
Mas bajular é diferente de elogiar. Tem um provérbio bíblico que diz: “O homem que adula a seu próximo arma-lhe uma rede para os pés dele”
Então vamos ver o que a raposa armou para o corvo?! 

Monteiro Lobato recontou muitas fábulas, dentre elas a da Cigarra e a Formiga, na sua versão, a cigarra é vista como um ser alegre que com sua cantoria distrai a humanidade das tensões diária, assim são os artistas, poetas, escritores, cantores e músicos, eles são as cigarras da humanidade, com seu fazer artístico tornam nosso dia mais leve.
Quer um exemplo? Adoramos ouvir uma boa música, aquela música que toca na gente, que alegra o ambiente, que faz todo mundo dançar!!!

Convidamos agora o artista Jeová Dantas para alegrar nossa noite, peço palmas para essa cigarra!

4ª Fábula “Os amigos viajantes e o urso” (as três professoras)
A escola Marta Bezerra veste a camisa, veste fantasias e não tem medo de ousar e pra demonstrar isso recriamos a Fábula dos amigos e o Urso em uma versão feminina.
Convidamos as professoras Ana Paula, Divanilda e Ivanilza para dramatizarem.
E pra encerrar com uma dica, escute bem essa “Não confie seu destino na mão de outro.”
A moral desta fábula é que os verdadeiros amigos são conhecidos nos momentos de aperreio!
Espero que estejamos juntos nos momentos bons e ruins, família Marta!






















































Rua Tabelião João Gomes