terça-feira, 5 de novembro de 2013

     OFICINA DE JOÃO REDONDO - CASA DE CULTURA DE LAJES
        Prêmio Deífilo Gurgel de Cultura Popular


O Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA, cria o EDITAL PRÊMIO DEÍFILO GURGEL DE CULTURA POPULAR com o objetivo de garantir a democratização e o acesso aos recursos de incentivo à produção de bens culturais nas várias regiões do Estado do Rio Grande do Norte, com ações no segmento CULTURA DE TRADIÇÃO – Folclore, João Redondo, Poetas Populares.

 
Josivan de Chico Daniel, como é mais conhecido, confecciona bonecos juntamente com seus irmãos Daniel e apresenta a brincadeira do Teatro de João Redondo. Possui aproximadamente 17 bonecos em sua mala de trabalho. Parte desses bonecos foi herdada de seu pai (12), Chico Daniel, como também, a mala, os objetos (a igreja, cassetetes etc.) e animais cênicos representativos da brincadeira. O brincante mantém os personagens da tradição dessa forma de teatro da tradição, seguindo a mesma linha da brincadeira de seu pai, fazendo sua performance com o tradicional Capitão João Redondo, as desventuras de Baltazar, Etelvina de Morais (filha do Capitão João Redondo), O Boêmio, o Dr. João Bondade, Adelmo - primo do Boêmio, o mestre Guedes, Cabo e soldados, Padre, Dr. Alexandre, Dr. Pindura-Saia, o Doido, Gaspar, fazendo um espetáculo tradicional, irreverente e malicioso, com acentuadas linhas de influência urbana.

Além das apresentações, o brincante também ministra oficinas de construção de bonecos e manipulação, para o desenvolvimento da brincadeira do João Redondo em várias partes do Brasil, principalmente, quando convidado para participar de  festivais, como o SESI Bonecos do Brasil, na formação de multiplicadores desse saber-fazer.

Essa oficina que ora está sendo ministrada faz parte da categoria a que foram contemplados, com uma escola itinerante em sete munícipios do RN.


JUSTIFICATIVA

Esta oficina vem de encontro com a necessidade do público em conhecer um teatro popular, genuíno do Nordeste brasileiro que, com toda a sua irreverência, comicidade e plasticidade, além de proporcionar ao aluno aprendiz, vivências originais e autênticas dos verdadeiros arquétipos da nossa cultura. A oficina resgata e ajuda na proliferação da identidade brasileira por meio desse trabalho com bonecos, conhecidos no RN, como Teatro de João Redondo, não só do ponto de vista da confecção, como também, da representação e do jogo teatral desses brinquedos.

OBJETIVO
Desenvolver a criação de bonecos típicos do teatro de Bonecos feitos de madeira e materiais reciclados;  aplicar as técnicas de manipulação e improvisação utilizadas numa apresentação como forma de divulgação e compreensão desse brinquedo popular, bem como, a formação de multiplicadores desse saber-fazer.







Rua Tabelião João Gomes