I FEIRA DE MATEMÁTICA
MARTA MATEMATICANDO
A matemática sempre foi a
ciência de números e de cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a
matemática para facilitar a vida na sociedade.
Mas, o que é Matemática?
Quem fizer uma pesquisa
entre crianças e adolescentes sobre qual é a disciplina escolar mais odiada
entre os estudantes, certamente vai ouvir muitas vezes a resposta: Matemática.
Talvez por considerarem-na difícil, abstrata ou desnecessária. Muitos a veem
como a matéria mais difícil de todas.
Mas a Matemática é uma
disciplina útil para inúmeras atividades do nosso dia a dia. Muitas vezes
estamos usando nossos conhecimentos matemáticos e nem percebemos. Duvida? Por
exemplo, quando você prepara o arroz para o almoço, está inevitavelmente
fazendo contas para calcular a quantidade necessária para o número de pessoas
que vão comer.
Viu só por que a
matemática é importante e está presente na vida das pessoas?
Sem
matemática … ninguém anda
Sem matemática … ficamos no escuro
Sem matemática … não saímos do lugar
Sem matemática … ninguém come
Sem matemática … ninguém fala
O
homem utiliza a Modelagem Matemática para modelar e resolver situações
matemáticas do dia a dia.
Atualmente, a matemática
está presente em várias disciplinas
A
matemática tem sido estudada, de uma forma ou de outra, desde antes da invenção
da escrita, quando a ideia de números e
quantidades já existia. Ao longo dos anos, muitas pessoas contribuíram com esse
campo, muitas vezes relacionando-o com outras ciências,
Dos
muitos matemáticos que passaram pela nossa história, apenas um número
relativamente pequeno deles conseguiu formular teorias importantes e
duradouras.
Grandezas e Medidas é
essencial para o conhecimento prático das pessoas. Pois contempla aos educandos
as diferentes maneiras pelas quais podem conhecer quantitativamente seu
ambiente de convivência. Tudo que a gente ver pode ser medido, isso reforça a
grande importância deste conhecimento para o dia-a-dia do indivíduo.
É muito comum vermos
crianças pequenas manuseando moedas, seja para juntá-las em um cofrinho ou
mesmo para comprar o lanche da escola. Esse contato é muito importante, pois
aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de
criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar, por
esse motivo trabalhamos também com sistema monetário de forma bem atrativa.
O tipo de ensino de
matemática tradicionalmente adotado em nossas escolas aponta alguns desconfortos,
é visto como uma disciplina descontextualizada, regrada a livresco, calcado em
algoritmos e técnicas operatórias e desvinculado do cotidiano. Procuramos neste
trabalho realizar uma analogia entre o conhecimento adquirido da matemática por
meio de atividades contextualizadas e de cálculos numéricos elaborados
utilizando as quatro operações fundamentais, além de refletir juntamente com os
professores sobre a necessidade da utilização de metodologias diversificadas no
ensino de matemática de modo que os alunos desenvolvam habilidades de
interpretação na resolução de problemas.
Os objetivos de ensino se
referem às habilidades e competências que deverão ser
desenvolvidas durante o estudo de determinado conteúdo pelo aluno.
Partindo desses objetivos, as crianças também trabalham com dúzia, dobro,
números pares e ímpares e o sistema de numeração decimal.
A Geometria
exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que
desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança.
As figuras geométricas mais conhecidas pelos
alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas
desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Por fim, a
matemática está em toda parte. Os números naturais estão em todos os lugares e
servem para contar, ordenar... Até mesmo os que possuem algumas limitações não
deixam de conhecer também a matem ética, começando pelos números que aqui
veremos, para quem tem deficiência visual/o braile e para os com deficiência
auditiva/libras.
Só para
lembrar. VOCÊ É UM NÚMERO.
Agora, ficaremos todos no MARTA, MATEMATICANDO.