segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Abertura da V CULTURARTE


attention passengens our journey is not over yet, with the school now embark Marta Bezerra and we will turn to "U.S. a superpower THE LAND OF UNCLE SAM EXERCISES ABOUT U.S., good trip have fun.

Atenção passageiros nossa viagem ainda não acabou, embarcaremos agora com a escola Marta Bezerra e vamos rumo aos " ESTADOS UNIDOS UMA SUPERPOTÊNCIA QUE A TERRA DO TIO SAM EXERCE SOBRE NÓS, boa viagem divirta-se.

PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA MARTA BEZERRA


Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma abaixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.



Esse Brasil que destaca agora a Escola Professora Marta Bezerra de Medeiros, que há 22 anos presta serviço à comunidade, e hoje encontra-se com um quadro de 35 funcionários que trabalham para o bem comum de toda a comunidade escolar.




Escola essa que traz para a V CULTURARTE o subtema: Estados Unidos, uma superpotência: as influências que a terra do Tio Sam exerce sobre nós.

O grande crescimento econômico dos EUA desde o início das potências europeias diante das inúmeras disputas que culminam com a 2ª guerra mundial foram, de maneira geral, as razões básicas do despontar dos EUA como superpotência. Para exemplificar sua importância internacional, basta dizer que 25% da riqueza mundial provém dos EUA, possuidor de um extraordinário poderio econômico, representado por uma estrutura produtiva moderna e diversificada pela presença de indústrias com tecnologia de ponta e por sua grande participação no comércio mundial. Além disso é o país com o maior poder militar de todo planeta. Como pode um país influenciar tanto? Uma nação que absorveu mais imigrantes que nenhuma outra na história , que incorpora cientistas do mundo todo em suas melhores universidades, que espalhou para o mundo o cinema e o jazz, séries de TV e a calça jeans. É sobre esse fascinante país que a V CULTURARTE da Escola Marta Bezerra vai abordar com a temática: as influências que a terra do Tio Sam exerce sobre nós.

O nome desse país é também expresso a partir de siglas como USA ou EUA. 

A bandeira dos Estados Unidos consiste em 13 faixas horizontais, cujas cores são o vermelho (que cobrem o topo e a parte de baixo da bandeira), alternando com o branco. Há um retângulo azul no canto esquerdo, com 50 pequenas estrelas brancas. Cada uma desta estrela simboliza cada estado do país e cada uma das faixas horizontais representa uma das antigas 13 colônias. O vermelho simboliza resistência e valor. O branco simboliza a pureza e a inocência. O azul representa vigilância, perseverança e justiça.

Os EUA é um país localizado no continente americano, mais precisamente na América do Norte. Limita-se ao norte com o Canadá, ao sul com o México, a oeste com o Oceano Pacífico e a leste com o Oceano Atlântico.

O país é o terceiro mais populoso do mundo, superado somente pela China e a Índia.
O seu tamanho faz com que o país apresente uma grande variedade de climas.

Como falar dos EUA sem fazermos referências a Walt Disney, Elvis Presley, Estátua da Liberdade, Hollywood, Macdonald's, Microsoft, Dólar, Tio Sam e Michael Jackson.

Tio Sam é a personificação nacional dos Estados Unidos da América, é um dos símbolos nacionais mais famoso do mundo. Ele é representado como um senhor de fisionomia séria com cabelos brancos e barbicha.

Sem dúvida alguma, Michael Jackson foi o artista pop mais importante do século XX. Além do inegável talento para a música e a dança, sua conturbada vida pessoal e seus hábitos contribuíram para que ele se tornasse notícia.  morte inesperada fez renascer a paixão pelo astro, homem genial, capaz de hipnotizar plateias nos quatro cantos do mundo, o qual já havia solidificado sua carreira com a canção THRILLER, lançada no seu 4º álbum e que rapidamente fez sucesso no mundo inteiro. O sucesso foi tanto que permanece até hoje como veremos agora apresentada pelo grupo de dança da Escola Marta Bezerra de Medeiros.














Parabéns à toda Equipe Marta, em especial aos Alunos que participaram da coreografia e aos professores Angélica Necilda e Abraão Marques que os ensaiaram.
Vocês deram um SHOW!

 Comemoração dos 22 anos do Marta Bezerra





















Obrigado à todos que se fizeram presentes!

Rua Tabelião João Gomes