quinta-feira, 2 de julho de 2015

Projeto Junino
São João no Nordeste 


Projeto Junino
São João do Nordeste

1-Dados da Instituição

1. Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros
1.2. Rua Tabelião João Moreira Gomes S/N Lajes RN
1.4. Coordenadora pedagógica:aldenouracamilo@gmail.com
1.5. 305 alunos
1.6.  Desses 57 alunos inscritos no projeto, que corresponde as turmas dos 5ºs anos do Ensino Fundamental I pretendem fazer visita ao Museu em Pedro Avelino.
1.7. Diretora: janetena@hotmail.com

2-Dados do projeto
2.1. São João do Nordeste.
2.2. O Projeto teve início do dia 01 de junho e será abordado durante todo o mês.
2.3. A Natureza do Projeto é Educação e Cultura
2.4. Serão muitos os beneficiados com essa ação, em especial A Comunidade Escolar, com o resgate da cultura nordestina.
2.5. No total foram 306 alunos e suas famílias, todos os envolvidos na escola, seja de forma direta ou indireta.
2.6. Fez-se necessário a realização desse trabalho para que se resgate a cultura nordestina, focando temáticas que desperte o gosto e o hábito da leitura, através de músicas. Acreditando que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive, surgiu o Projeto.
2.9. Professora Aldenoura Camilo Costa, coordenadora pedagógica da escola, idealizadora do Projeto com a colaboração da Vice diretora Vércia Natalia e artesã e apoio da diretora Janete Nogueira

3- Diagnóstico e Metodologia utilizada
3.1. O procedimento didático foi incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva, para que a aprendizagem torna-se mais efetiva pois é preciso substituir nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de ações mentais. A intenção é que a aprendizagem ocorra através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz o que ele mesmo vivencia, não o que o professor faz. O procedimento do ensino deve, portanto, contribuir para que os alunos e alunas mobilizem esquemas operatórios de pensamentos e participem ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, etc.
3.2. O objetivo é valorizar o São João da região nordeste, seus usos, costumes e mitos importantes  como: O rei do baião, Luiz Gonzaga, O rei do Cangaço, Lampião e dar um destaque especial ao arraiá do nosso município, o ARRAIÁ 100% FERROVIÁRIO, considerando o tema, um instrumento de autorrealização, interação social e qualificação para o trabalho e aquisição cultural.
 Objetivos secundários: Levar os alunos a conhecer as características das festas juninas na nossa região. Resgatar a memória das Festas Juninas e o gosto pela tradição. Conhecer a história dos santos padroeiros, como também a do rei do baião e do rei do cangaço. Estudar a culinária apreciada nessas festas. Valorizar a cultura local, que leva o nome do nosso município para todo o nordeste, e porque não dizer, para todo o mundo. Trabalhar a musicalidade em diferentes ritmos. Assistir ao espetáculo CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ. Visita à um mini museu.
3.3. O Projeto foi elaborado pela professora/coordenadora pedagógica Aldenoura Camilo, baseada na valorização da cultura nordestina e local, daí a busca por fontes que embasassem o trabalho e o repasse para os professores, que em seguida adotaram a temática para sua prática semanal. Havendo planejamentos com os professores, divisão de tarefas, a motivação com a comunidade escolar e a execução com os alunos e alunas.
3.4. Professoras, professor e coordenadora pedagógica fizeram um trabalho de motivação na escola e fora dela, fazendo o corpo a corpo coma as famílias para participarem da culminância do projeto. Era chegada a hora da divisão de tarefas, o envolvimento das turmas deu-se de várias formas; 1ºs e 2ºs anos ficaram responsáveis pra origem do São João do Nordeste, trajetória e santos homenageados, os 3ºs anos, farão uma homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, os 5ºs anos não poderia deixar de fora a história do rei do cangaço e para fechar nossa temática focamos no são joão local, com destaque para o Arraia 100% Ferroviário. As aulas serão dadas de formas diversificadas como: dramatizações, aula de campo, entrevista, cantinho da leitura musicalizada, trabalho com música e artes, dentre outros procedimentos adotado pelos professores conforme surja necessidade.

4-  Processo de avaliação de resultados
4.1. A partir do projeto desenvolvido, os alunos deverão ter conhecimento da história do Arraiá 100% Ferroviário, que reserva uma dramaturgia baseado em elementos juninos e é um grupo fiel e digno ao ritual e a cultura nordestina. Como também deverão ter conhecimento da história do Mossoró Cidade Junina, que acontece num corredor cultural com quadrilhas juninas, feiras de artesanatos, comidas típicas, tudo isso como o capricho especial do povo nordestino e o emocionante espetáculo que narra a vitória de um povo contar a crueldade do tem do bando de lampião que muitas vezes é confundido com bandido e justiceiro, fechando com a história do nosso rei do baião, o saudoso LUIZ GONZAGA.
4.2. Diante destes dados, pode-se observar a importância dessa ação e constatar que se faz indispensável a continuidade do Projeto e sua reavaliação e aprimoramento constante, para cumprir de forma cada vez mais eficaz os objetivos estabelecidos pela escola para o Projeto, haja vista que o público alvo busca ampliar conhecimentos, assim, justifica-se a necessidade da execução do mesmo.
4.3. No decorrer do processo, das conversas e debates, avaliamos q participação e a capacidade de conversação de cada um. A escrita, a leitura e a organização das ideias serão avaliadas através das produções de textos escritos e orais. Pretende-se que o projeto atinja vários objetivos, porque os alunos e alunas demonstram interesse, mudanças de comportamento em relação a leitura. Acreditamos que para desenvolver o Projeto, precisaremos envolver mais membros da comunidade escolar e buscar maior apoio didático, pedagógico e financeiro.
4.4. O trabalho será e realizado internamente e externamente, mas com a participação da família.
4.5. Com o êxito do Projeto, a escola pretende dar continuidade nos próximos anos, mas com as alterações necessárias.
4.6. A escola já desenvolve outros projetos durante todo o ano letivo e, parceria com a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) no nosso município.

5. Organograma de atividades

Abertura do Projeto


01/06

Visita ao Museu

Mossoró Cidade Junina
17/06

26/06

Culminância do Projeto


01/07


 Mossoró Cidade Junina
Chuva de Balas








 

Rua Tabelião João Gomes