Projeto Junino
São João no Nordeste
Projeto Junino
São João do Nordeste
1-Dados da Instituição
1.
Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros
1.2. Rua Tabelião João Moreira Gomes S/N
Lajes RN
1.4. Coordenadora pedagógica:aldenouracamilo@gmail.com
1.5. 305 alunos
1.6. Desses 57 alunos inscritos no projeto, que
corresponde as turmas dos 5ºs anos do Ensino Fundamental I pretendem fazer
visita ao Museu em Pedro Avelino.
2-Dados do projeto
2.1. São João do Nordeste.
2.2. O Projeto teve início do dia 01 de
junho e será abordado durante todo o mês.
2.3. A Natureza do Projeto é Educação e
Cultura
2.4. Serão muitos os beneficiados com
essa ação, em especial A Comunidade Escolar, com o resgate da cultura
nordestina.
2.5. No total foram 306 alunos e suas
famílias, todos os envolvidos na escola, seja de forma direta ou indireta.
2.6. Fez-se necessário a realização desse
trabalho para que se resgate a cultura nordestina, focando temáticas que
desperte o gosto e o hábito da leitura, através de músicas. Acreditando que a
leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão
mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na
transformação de si e da realidade em que vive, surgiu o Projeto.
2.9. Professora Aldenoura Camilo Costa,
coordenadora pedagógica da escola, idealizadora do Projeto com a colaboração da
Vice diretora Vércia Natalia e artesã e apoio da diretora Janete Nogueira
3- Diagnóstico e Metodologia
utilizada
3.1. O procedimento didático foi
incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva,
para que a aprendizagem torna-se mais efetiva pois é preciso substituir nas
aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por
tarefas que exijam dos alunos a execução de ações mentais. A intenção é que a
aprendizagem ocorra através do comportamento ativo do estudante: este aprende o
que ele mesmo faz o que ele mesmo vivencia, não o que o professor faz. O
procedimento do ensino deve, portanto, contribuir para que os alunos e alunas
mobilizem esquemas operatórios de pensamentos e participem ativamente das
experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando,
propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando,
ordenando, analisando, sintetizando, etc.
3.2. O objetivo é valorizar
o São João da região nordeste, seus usos, costumes e mitos importantes como: O rei do baião, Luiz Gonzaga, O rei do
Cangaço, Lampião e dar um destaque especial ao arraiá do nosso município,
o
ARRAIÁ 100% FERROVIÁRIO,
considerando o tema, um instrumento de autorrealização, interação social e
qualificação para o trabalho e aquisição cultural.
Objetivos secundários:
Levar os alunos a conhecer as características das festas juninas na nossa
região. Resgatar a memória das Festas Juninas e o gosto pela tradição. Conhecer
a história dos santos padroeiros, como também a do rei do baião e do rei do
cangaço. Estudar a culinária apreciada nessas festas. Valorizar a cultura
local, que leva o nome do nosso município para todo o nordeste, e porque não
dizer, para todo o mundo. Trabalhar a musicalidade em diferentes ritmos. Assistir
ao espetáculo CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ. Visita à um mini museu.
3.3. O Projeto foi elaborado pela
professora/coordenadora pedagógica Aldenoura Camilo, baseada na valorização da cultura
nordestina e local, daí a busca por fontes que embasassem o trabalho e o
repasse para os professores, que em seguida adotaram a temática para sua
prática semanal. Havendo planejamentos com os professores, divisão de tarefas,
a motivação com a comunidade escolar e a execução com os alunos e alunas.
3.4. Professoras, professor e
coordenadora pedagógica fizeram um trabalho de motivação na escola e fora dela,
fazendo o corpo a corpo coma as famílias para participarem da culminância do
projeto. Era chegada a hora da divisão de tarefas, o envolvimento das turmas
deu-se de várias formas; 1ºs e 2ºs anos ficaram responsáveis pra origem do São
João do Nordeste, trajetória e santos homenageados, os 3ºs anos, farão uma
homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, os 5ºs anos não poderia deixar de fora
a história do rei do cangaço e para fechar nossa temática focamos no são joão
local, com destaque para o Arraia 100% Ferroviário. As aulas serão dadas de
formas diversificadas como: dramatizações, aula de campo, entrevista, cantinho
da leitura musicalizada, trabalho com música e artes, dentre outros
procedimentos adotado pelos professores conforme surja necessidade.
4-
Processo de avaliação de resultados
4.1. A partir do projeto desenvolvido,
os alunos deverão ter conhecimento da história do Arraiá 100%
Ferroviário, que reserva uma dramaturgia baseado em elementos juninos e é um
grupo fiel e digno ao ritual e a cultura nordestina. Como também deverão ter
conhecimento da história do Mossoró Cidade Junina, que acontece num corredor
cultural com quadrilhas juninas, feiras de artesanatos, comidas típicas, tudo
isso como o capricho especial do povo nordestino e o emocionante espetáculo que
narra a vitória de um povo contar a crueldade do tem do bando de lampião que
muitas vezes é confundido com bandido e justiceiro, fechando com a história do
nosso rei do baião, o saudoso LUIZ GONZAGA.
4.2. Diante destes dados, pode-se
observar a importância dessa ação e constatar que se faz indispensável a
continuidade do Projeto e sua reavaliação e aprimoramento constante, para
cumprir de forma cada vez mais eficaz os objetivos estabelecidos pela escola
para o Projeto, haja vista que o público alvo busca ampliar conhecimentos,
assim, justifica-se a necessidade da execução do mesmo.
4.3. No decorrer do processo, das
conversas e debates, avaliamos q participação e a capacidade de conversação de
cada um. A escrita, a leitura e a organização das ideias serão avaliadas
através das produções de textos escritos e orais. Pretende-se que o projeto atinja
vários objetivos, porque os alunos e alunas demonstram interesse, mudanças de
comportamento em relação a leitura. Acreditamos que para desenvolver o Projeto,
precisaremos envolver mais membros da comunidade escolar e buscar maior apoio
didático, pedagógico e financeiro.
4.4. O trabalho será e realizado
internamente e externamente, mas com a participação da família.
4.5. Com o êxito do Projeto, a escola
pretende dar continuidade nos próximos anos, mas com as alterações necessárias.
4.6. A escola já desenvolve outros projetos
durante todo o ano letivo e, parceria com a SEMEC (Secretaria Municipal de
Educação e Cultura) no nosso município.
5.
Organograma de atividades
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Abertura do Projeto
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01/06
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Visita ao Museu
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Mossoró Cidade Junina
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17/06
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26/06
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Culminância
do Projeto
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01/07
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Mossoró Cidade Junina
Chuva de Balas