sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Quem faz Marta faz a diferença
23 anos de história

Nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, a escola Marta Bezerra completou 23 anos de existência. 
Há vinte e três anos atrás seria fundada no Município de Lajes a Escola Marta Bezerra que recebeu este nome em homenagem à Professora Marta Bezerra de Medeiros - aluna exemplar, estudiosa, comportada, inteligente e pontual que tornou-se uma das melhores alunas do curso misto do Grupo Escolar Pedro II.
Marta Bezerra tornou-se professora por vocação mostrando que um professor de província também é um intelectual, e que dentro de uma vocação para o trabalho, realizava uma paixão que tem como suporte, o desejo refletido no vínculo aluno-mestre e professor, assim se efetivou a luta desta professora por um lugar no Magistério Público.


Bandeira
A sua bandeira traz duas cores, cores as quais eram padrões na época de fundação da escola, sendo a cor verde mais utilizada por representar plenitude, crescimento e renovação.
No centro da bandeira, o nome da escola vem em forma de arco ou aliança, representado a perfeição de uma perfeita, que não tem começo nem fim, onde se entrelaçam família e escola no intuito de construirmos juntos o futuro dos nossos pequenos cidadãos.


Bolo
Em seus vinte e três anos a Escola Municipal Marta Bezerra de Medeiros vem contribuindo significativamente para a educação lajense. É uma escola preocupada com o ensino e aprendizagem se seus educandos, e para que isso seja realizado efetivamente, construiu uma linha pedagógica voltada na realização de projetos que incentivam a leitura e buscam integrar a comunidade.


IDEB
4.8 é o número atual do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da escola, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
A meta que o governo exigia da nossa escola era o resultado 3.2, porém tivemos essa meta ultrapassada, ficando assim com o melhor resultado do IDEB do município e da Região Central.

Louvor em Ação de Graças ao Aniversário da Escola e em Comemoração ao Dia dos Pais















Lembrancinha do Dia dos Pais



5º ano "B" Márcia e Cinara


GENTE QUE ESTÁ CRESCENDO




JUSTIFICATIVA

Este projeto foi elaborado a partir das necessidades das questões que foram surgindo em sala
de aula, com o estudo do conteúdo programado para o 3º bimestre dentro da disciplina de Ciências Naturais, As transformações do Corpo Humano.  Nas movimentações e interações sociais entre os alunos do 5º ano “B” vespertino da Escola Municipal Profª. Marta Bezerra de Medeiros.
É um projeto direcionado para os adolescentes, que estão despertando a sexualidade e necessitam de orientações.
Para o desenvolvimento vamos precisar da colaboração da Secretaria Municipal de Saúde.

OBJETIVOS
Orientar, tirar dúvidas, redirecionar conhecimentos para que os alunos possam crescer manifestando a sexualidade de forma natural, prazerosa e saudável, sem que o processo de letramento seja prejudicado, neste período, tão importante para aprendizagem quanto para o desenvolvimento pessoal. Desenvolvendo nos alunos o respeito pelo próprio corpo e do outro.

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA

ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA

Comunicar aos pais sobre a realização do projeto, aproveitando para falar brevemente sobre as principais manifestações da sexualidade na adolescência.

2ª ETAPA

Vocabulário da Sexualidade, palavrões são comuns nas conversas dos adolescentes para fazer graça ou para agredir.

3ª ETAPA

MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS.
Exposição dos principais métodos e explicação de cada um.


4ª ETAPA

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
As mudanças que ocorre com uma gravidez indesejada.



CONCLUSÃO

A sexualidade é um fator importante para o desenvolvimento da personalidade de qualquer indivíduo. Por isso, procura-se mostrar que essas expressões não devem ser recriminadas e sim tratadas como algo  saudável e natural.
Educar, inicialmente, orientar e aconselhar soma total da forma.

CULMINÂNCIA
Roda de conversa com participação dos alunos de 5º anos, pais, professores e profissionais da Saúde, para falar sobre o tema.

CAIXINHA DE DÚVIDAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Para que os alunos coloquem suas dúvidas e perguntas, para serem respondidas pelo profissional da saúde.



















Rua Tabelião João Gomes