quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Produção de Texto

Atividade desenvolvida pelos alunos do 5º ano "C"

Palavras engraçadas

Você também deve ter alguma palavra que aprendeu na infância, achado que tinha um certo significado e aquilo ficou impregnado na sua cabeça para sempre. Só anos depois veio à descobrir que a palavra não era bem aquela e nem significava aquilo. Um exemplo clássico é a frase [...] HOJE É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO. Na verdade não é pé de cachimbo, mas sim PEDE CACHIMBO. Ou seja, pede paz, tranquilidade...E, assim existem várias palavras.Por exemplo...
CHIVERANTE =  quando pequeno falava uma palavra muito gozada. Pedia chiverante ao meu pai e só percebi que era refrigerante depois de grande. (Adrielysson)
BABÃO = quando pequeno chamava meu tio de babão. Um dia minha mãe me chamou, apontou para o meu tio e disse que o nome dele era Novão. (Miguel)
XÍCALA = eu falava uma palavra muito engraçada que era xícala, quando cresci descobrir que era xícara. (Dayvison)
ABA= quando pequeno falava uma palavra engraçada e achava que estava certo. Só depois de crescido que aprendi o certo. Eu pronunciava aba e o correto era abra.(Anailson)
DODÔ = não sei porque eu chamava meu bubú de dodô!( João Pedro)
PALELELEPIDO=  a palavra já é esquisita e eu deixava mais ainda, chamava paralelepípedo de palelelepido.
POTAL = pequena eu chamava pastel de potal. (Sabrina)
LIFICADO = era como eu chamava o liquidificador. (Hadija)
POPAI =  quando pequena eu chamava meu pai de popai. Popai para mim significava MEU PAI. (Glória)
ASSEI FOFÓ = todas às vezes que eu dizia assei fofó era porque tinha encontrado minha avó. No momento que eu pronunciava assei fofó era dizendo achei vovó.(Murilo)
DECA = eu pedia deca todas às vezes que queria uma Coca-Cola. (Alessandra)
CACHIMBEIRO = desde pequeno que eu cantava hoje é domingo pé de cachimbeiro, só agora que descobri que é pede cachimbo. (Melquesedec)
CONDICIONADOR = só descobrimos que o nome era ar-condicionado e não condicionador depois de crescidas. (Júlia e Letícia)
PICA-PICA = no Natal eu pedia para ligar o pica-pica, minha mãe dizia que era pisca-pisca, mas eu não conseguia pronunciar o nome correto. (Williany)
DOISBÚ = quando pequeno pedia a minha mãe dois bú e sempre ela dizia que não era doisbú e sim umbú. O que ela não entendia que eu não queria um umbú e sim dois umbus.(Natã)
GOGABA = quando pequeno falava gogaba e agora cresci descobri que era goiaba. (Marques)
TEMEGA =  quando pequena falava temega, depois que cresci descobri que era manteiga. Eu  sorri de mim mesma quando descobri que falava essa palavra errada. (Mariana)
BEICE = quando pequena pedia beice, e todas às vezes me colocavam no berço. O que eles não sabiam era que eu não queria ir para o berço...queria minha boneca. (Emilly)
PANTERA = quando pequena chamava pantera, depois percebi que era panqueca. (Laura)
CIDADE TIJUAÇU = quando criança cantava uma música que dizia "No Rio Grande do Norte na cidade Tijuaçu..."passei muito tempo achando que a letra dessa música estava correta. Depois de adulta fui procurar no mapa do RN a localização dessa cidade, pra minha surpresa descobrir que não existia nenhuma cidade com este nome. Então tive a curiosidade de procurar a letra da música, e a letra correta diz "No Rio Grande do Norte na cidade do Assú..."(Profª Angélica)
 

Rua Tabelião João Gomes