terça-feira, 26 de abril de 2016


Chá Literário
Lendo nas Ruas
Gênero Textual: Contos 




Sejam todos e todas bem-vindos a nossa IV edição do Chá Literário da Escola Marta Bezerra de Medeiros, que esse ano tem como tema Lendo nas Ruas, o objetivo do projeto é levar cultura e leitura a comunidade lajense, como uma forma de informação e entretenimento e para os alunos selecionar e oferecer uma diversidade de gêneros textuais, como temáticas expressivas para a realidade, além disso, os gêneros escolhidos estão de acordo com a escolaridade e a faixa etária dos mesmos. Pois, é papel da escola possibilitar ao aluno o domínio do gênero, primeiramente, para melhor conhecê-lo ou apreciá-lo, de modo a ser capaz de compreendê-lo, produzi-lo na escola e fora dela. Desse modo, será possível desenvolver momentos significativos e prazerosos com a leitura não só na sala de aula, mas em toda comunidade lajense.
Portanto, ao adotar o trabalho com os diversos gêneros, a Escola Marta Bezerra de Medeiros, está contribuindo para uma mudança na perspectiva da leitura e da produção textual, fugindo ao tradicionalismo. E para abrilhantar essa noite convido a vice diretora da Escola Municipal Monsenhor Vicente de Paula para contribuir com esse momento. 


O CONTO é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. Por outro lado, o conto é um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e mesmo a anedota. 

Nesse momento abriremos um parêntese para fazer uma homenagem a Luís da Câmara Cascudo (Natal, RN, 30 de dezembro de 1898 - Natal, RN, 30 de julho de 1986) que foi um folclorista, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Pertencente a uma família rica potiguar, Câmara Cascudo tornar-se talvez o mais importante pesquisador da etnografia e do folclore brasileiro. 
Exerceu várias profissões públicas, entre as quais professor, diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e consultor jurídico do estado. Iniciou o curso de medicina, mas desistiu deste e acabou por se formar em Direito na velha faculdade do Recife.
Ao desejar ser jornalista, seu pai, um homem rico, instalou o jornal A Imprensa para seu filho, que neste mantinha uma coluna onde escrevia observações sobre a gente e a cena cultural de Natal. Iria colaborar posteriormente em vários outros jornais de capitais brasileiras, em especial no Recife. 


As histórias ou CONTOS com repetição
Crianças pequenas aprendem sobre a vida por meio da repetição e gostam de rever e refazer caminhos, gestos, descobertas. Com a linguagem, não é diferente. As histórias com repetição oferecem às crianças a possibilidade de imaginar acontecimentos, que ocorrem de forma muito parecida, diversas vezes em uma mesma narrativa. Por meio desse movimento repetitivo da estrutura do texto, as crianças têm a oportunidade de compreender melhor a narrativa e de se apropriar de seu texto, chegando, muitas vezes, a realizar leituras autônomas dessas histórias. Portanto, deve haver lugar no dia a dia das crianças para que elas ouçam histórias com repetição. É um bom momento para fazê-las aprender mais sobre a nossa língua.

Conto com repetição
O CÉU ESTÁ CAINDO 



Os contos tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, reúne cem histórias populares, colhidas diretamente na boca do povo brasileiro. Histórias de pobretões que conseguem a mão de princesas, de demônios logrados pela astúcia feminina, de assombramentos, de tratados com a morte, de criminosos denunciados pelo canto de um pássaro, de enigmas cuja resolução significa a riqueza. E para esse momento teremos um dos contos de Câmara Cascudo, AS TRÊS VELHAS.
AS TRÊS VELHAS
Contos de fadas 












Os CONTOS DE FADAS são uma variação do conto popular ou fábula. Geralmente é uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um motivo principal para transmitir conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente, onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de vencer o mal. O leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e forte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.
*Teremos a participação da nossa vice-diretora Vércia Natália, contando contos. 


*Nesse momento uma apresentação, onde nos remete a lembrar dos príncipes e princesas dos muitos contos de fadas. 







Para encerrar a nossa noite teremos a participação do grupo de Pagode, O PAGODE MOLEKE 




E desde já agradecemos a presença de todos e em especial aos 3ºs anos responsáveis pela programação da noite, as vice-diretoras Vercia e Vanessa

 A Tavinho que não mede esforços para está conosco em todos os momento, a Luquinha que não nos abandona, toda equipe da escola marta Bezerra, aos pais e a comunidade local.























Até o próximo Chá!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião,sugestão,crítica...

Rua Tabelião João Gomes