sexta-feira, 3 de julho de 2015

SÃO JOÃO DO NORDESTE

 
E assim começa o Arraiá Marta Bezerra 2015, no São João do Nordeste.



As festas juninas são celebradas em quase todo o mundo, e também é conhecida como a festa dos santos populares, por homenagear Santo Antônio – São Pedro e São João. No Nordeste brasileiro se comemora com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade.

Com fartura de comida, quadrilhas e muito forró. E isso tudo nós temos aqui. É comum os participantes se vestirem de matuto, exemplo disso são os alunos e funcionários da nossa escola.

E vai começar nosso Arraiá! E para que ele fosse ainda mais animado, convidamos duas matutas para nos ajudar. Elas capricharam nas danças caipiras e os nossos alunos vão arrasar!!!!!



1ª apresentação



Começando o Arraiá da fogueira vamos falar, esse símbolo tão importante que as festas vêm iluminar e aquecer os corações dessa festa popular.

Música Lume da fogueira – 1º C e 2º C

2ª apresentação

Explode coração, nosso Arraiá é pura animação. Fazemos até oração para Santo Antônio – São Pedro e São João... Marta Bezerra no São João do Nordeste é pura tradição.

Músicas: Isso é lá com Santo Antônio/Explode Coração

1º A – 2º A:





3ª apresentação

Toda festa junina deve contar com os pratos típicos feitos pela mamãe, a titia ou a vovó. Tem a tapioca – pipoca – pé-de-moleque – tem canjica – milho verde e até estresse, mas isso faz parte da festança que todos vocês merecem.

Músicas: tem – tem – tem pipoca/massa de mandioca

1º B e 2º B:



4ª apresentação

Nordeste é tradição, é forró, é Luiz Gonzaga, o rei do baião, que valoriza a cultura do povo nordestino, dos vaqueiros, dos forrozeiros, que tornou-se referência pelo mundo inteiro, entoando Asa Branca, fazendo muita festança nesse sertão brasileiro. Cantou xote, xaxado e baião, mas se despediu da nação, deixando muita saudade por isso Brasil inteiro.

Música: Asa Branca

3ºs Anos



5ª apresentação

No Nordeste tem cabra macho e que para relatar esse fato contamos com o cangaço da Professora Angélica, que juntou os 5ºs anos, zuou mais que piano e mostrou que esse ano Marta Bezerra fez plano, foi a Mossoró Cidade Junina, juntou um monte de menina, trouxe a história nordestina do nosso Rei do Cangaço e se você num for macho, nessa festa num fica não.

Música:

5ºs Anos

Biografia de Virgulino Ferreira

Nascido na cidade de Vila Bela, atual Serra Talhada, no semiárido do estado de Pernambuco.  Até os 21 anos de idade ele trabalhava como artesão, era alfabetizado e usava óculos para leitura, características bastante incomuns para a região sertaneja e pobre onde ele morava.

Uma das versões a respeito de seu apelido é que ele modificou um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um lampião.

Sua família travava uma disputa mortal com outras famílias locais até que seu pai foi morto em confronto com a polícia em 1919. Virgulino jurou vingança. Tornou-se um mito em termos de disciplina. O bando chamava os integrantes das volantes de "Macacos" - uma alusão ao modo como os soldados fugiam quando avistavam o grupo de Lampião: "pulando".

Durante os 20 anos seguintes, Lampião viajou com seu bando de cangaceiros, que nunca ultrapassou o número de 50 homens, todos a cavalo e em trajes de couro, chapéus, sandálias, casacos, cintos de munição e calças para protegê-los dos arbustos com espinhos típicos da vegetação caatinga. Para proteger Lampião, todos usavam sempre um poder bélico potente. Como não existiam contrabandos de armas para se adquirir, em sua maioria eram roubadas da polícia e de unidades paramilitares.

Lampião foi acusado de atacar pequenas fazendas e cidades em sete estados além de roubo de gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, estupros e saques. Entretanto muitas pessoas têm a imagem de que Lampião era como o Robin Hood do sertão brasileiro, que roubava de fazendeiros, políticos e coronéis para dar aos pobres miseráveis, que passavam fome e lutavam para sustentar famílias.

Era devoto de Padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, no ano de 1926, em Juazeiro do Norte.

Sua namorada, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, juntou-se ao bando em 1930 e, assim como as demais mulheres do grupo, vestia-se como um cangaceiro e participou de muitas das ações do bando.

Virgulino e Maria Bonita tiveram uma filha, Expedita Ferreira, nascida em 13 de setembro de1932. Há ainda a informação controversa de que eles tiveram mais dois filhos: os gêmeos Ananias e Arlindo Gomes de Oliveira, mas nunca foi comprovada a verdade dos fatos.



6ª apresentação

Nosso passeio tá acabando, chegamos em Lajes do Cabugi e a cultura nós temos aqui, Escola Marta Bezerra tem uma equipe guerreira e valoriza a tradição, por isso nesse momento chamo aqui ao centro Kleber Claudino, jovem bravo e valente que leva muita gente, a nossa região representando nossa cidade com o Arraiá 100% Ferroviário que reserva uma dramaturgia baseada em elementos juninos, e é um grupo fiel e digno ao ritual e a cultura nordestina. E para ensaiar meninos e meninas, um coreógrafo não poderia faltar, foi o professor Abraão, que veio com esses pequenos arrasar.

Música:

4ºs Anos 


O arraiá 100% Ferroviário foi fundado em maio de 2003 a partir do time de futebol feminino Ferroviário sport Club Lajense. Nesse ano as equipes de futsal feminino da cidade se reuniram para realizar um evento junino na expectativa de arrecadar fundos para as equipes, para isso cada time teria que montar sua barraca e organizar uma quadrilha para se apresentar no dia do evento. Ao se aproximar os dias percebeu-se que a única equipe que providenciou o que tinha sido combinado foi o ferroviário e como a quadrilha tinha sido montada fez algumas apresentações na própria cidade e em alguns municípios vizinhos.
No ano seguinte foi dado continuidade ao projeto e aos poucos o arraiá foi ganhando seu espaço a nível local e regional. Hoje o arraiá trabalha com cerca de 80 jovens e é bastante conhecida por representar Lajes nos principais concursos do Rio Grande do Norte. Tem como presidente o Sr. Edmilson Silva e como coreografo o Sr. Kleber Claudino.
É uma das 10 maiores quadrilhas do estado, várias vezes finalistas do maior festival de quadrilhas do estado o “Festival de quadrilha da Inter Tv Cabugi”.
É conhecida no meio junino pelas suas inovações em temas que mexe com a imaginação de todos, onde sempre há a expectativa em torno da mesma.
Nesse ano de 2015 vem adoçando o São João com as suas abelhas com o tema: O mel vem adoçar a lua nova no céu ... e se o amor é 100%... então tem casamento e também lua de mel”.
E a escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros através das turmas dos 4º anos, vem homenagear vocês por fazer acontecer e representar o nosso município por todo Rio Grande do Norte.




Para realizarmos nosso Arraiá contamos com muitos patrocinadores, que desde já queremos agradecer:

·                   Aos pais;

·                   Aos funcionários

·                   Aos parceiros das Sec. De Educação – Agricultura – Serv. Urbanos;

·                   A todos que assinaram os nossos livros de ouro. 


E nosso Arraiá vai continuar com Paulo Wilson a festança animar e vocês papais e mamães aproveitem o salão e podem dançar.


 FOTOS DO EVENTO


































H











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião,sugestão,crítica...

Rua Tabelião João Gomes