quinta-feira, 15 de junho de 2017

V Chá Literário

      Sejam todos bem vindos ao V CHÁ LITERÁRIO da escola MARTA BEZERRA DE MEDEIROS com ENSINO FUNDAMENTAL I, que traz o tema OS SALTIMBANCOS. Hoje traremos a segunda parte do nosso espetáculo, com o conto dos Irmãos Grimm MÚSICOS DE BREMEN, que é a nossa história.
                Se nos sentimos cansados da vida e queremos encontrar um sentido para ela, este conto convida-nos a não desesperar. Devemos deixar-nos motivar por uma ideia, uma causa, um projeto que nos pareçam suficientemente dignos de interesse. Não interessa que se trate de uma utopia ou de um sonho irrealizável.
      O importante é pormo-nos a caminho e avançar, em vez de nos lamentarmos. Ao percorrer o nosso caminho, encontraremos outras pessoas como nós, que estão também à procura do sentido para as suas vidas. Talvez nos acompanhem na nossa busca absurda e partilhem conosco uma coesão de vida e uma solidariedade que, a dado momento, possa transformar-se numa “fanfarra” viva e alegre – mesmo que esta fanfarra esteja muito longe da ideia que dela tínhamos.
       Na nossa busca do sentido da vida, teremos acordado a vida em nós e a Fecundidade virá, qual milagre procura esta vida, a fim de se servir dela!? Então, estes seres vivos em marcha acordarão outros seres vivos. A força de vida que todos juntos possuem emprestará uma vivacidade tal à realidade que esta se tornará elástica, mutável e gerará uma multiplicidade de formas.
      Essas formas podem dar origem a uma organização nova, feita segundo o desígnio da Fecundidade. Neste grande concerto da vida, cada um dos músicos encontrará o verdadeiro sentido da sua vida no seio da grande fanfarra humana, orquestrada pelo mundo do Todo-Possível
      Com vocês os alunos dos 1ºs anos A e B das professoras Ana Paula e Elaine Cristina e participação do coreógrafo Ronhallyson e os MÚSICOS DE BREMEN
       E a história continua, na cena anterior vimos a história da Bicharia, Do Jumento, Um dia de Cão, A Galinha, História de uma Gata, daremos continuidade com A cidade ideal e minha canção
     Depois de todas as apresentações, o grupo finalmente inicia sua jornada em direção à cidade. O destino não é por acaso. O meio urbano moderno é a forma de organização social e espacial típica do capitalismo, que o cristaliza e perpetua. Ir à cidade é se dirigir ao coração desse sistema. Mas os animais conversam sobre como cada um imagina que a cidade deveria ser, e só o Jumento não tem ilusões sobre o que ela é. Pela caracterização de cada personagem, pode-se dizer que isso é porque a classe trabalhadora é a que sente mais diretamente a exploração capitalista, enquanto os outros grupos têm um nível de adaptação maior.
        Por essa conversa, chegam a conclusão de que não basta ir à cidade, pois nela não há espaço para suas necessidades. Ou seja, se nós quisermos uma sociedade livre de toda a exploração e opressão, devemos criar um outro sistema, pois o capitalismo não dá.
        Nessa música é feita uma outra discussão: se os animais são uma metáfora para os oprimidos e os humanos representam os opressores, as crianças são uma exceção. Isso reflete uma visão recorrente na arte, onde a presença das crianças é usada para transmitir as ideias de inocência no presente e de confiança num futuro melhor.
        Antes de darmos inicio ao espetáculo, gostaríamos de agradecer a presença e colaboração de todos os envolvidos nesse grande momento da escola que faz a diferença
       E vem aí agora, para esse espetáculo, os alunos das turmas de sistematização sob a responsabilidade dos professores Abraão e Angélica e a coordenação da professora Aldenoura Camilo e direção de Janete e Selma.






























            #QUEMFAZMARTAFAZADIFERENÇA!



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